segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sobre o conhecimento

Às vezes eu passo por esse tipo de angústia.

Na terça-feira estava esperando uma amiga para jantar na Livraria da Travessa de Ipanema. Enorme, linda, repleta de conhecimento me esperando. E em alguns momentos como esse, fico parada, sem imaginar por onde começar.

Mandei uma mensagem para um amigo que dizia mais ou menos assim: "Quanto tempo se leva para ler tudo que se quer? Quando eu ganhar todo aquele dinheiro de vários dígitos vou comprar uma livraria."

É fato que se eu tivesse que abrir alguma coisa, certamente seria um lugar repleto de livros e sonhos. Mas será que eu preciso esperar para buscar esse conhecimento que anseio? Porque nesses tempos de internet (e eu sou mega heavy-user), quanto tempo se derperdiça em detrimento de uma boa leitura? Falo isso por mim, sem pretensão de julgar o que cada um faz com o seu tempo.

E na quinta, quando volto de São Paulo e chego na minha mãe, fico mais uma vez encantada com o acervo que ela conquistou com a compra da casa que mora, já que os antigos donos simplesmente deixaram tudo para trás.

Saí de lá com "O livro do Riso e do Esquecimento", do Milan Kudera, autor preferido do destinatário da mensagem de texto antes citada e que foi a mim recomendado.

E ainda tenho uma lista para pegar la: A montanha mágica, do Thomas Mahn, vários do Gabriel Garcia Marquez, Proust e por aí vai.

Porque ainda tenho muito a fazer por mim...

Nenhum comentário: